RESIDENT EVIL1.5



Protótipo de Resident Evil 2, Resident Evil 1.5 (ou Biohazard 2 Prototype, como é chamado pela Capcom) foi a primeira tentativa para uma seqüência do Resident Evil original.


Desenvolvido em 1997 para as plataformas PlayStation e Sega Saturn, essa versão foi abandonada muito próxima de ser completada (estava 70-80% completo) há apenas um mês do lançamento oficial em Março de 1997, mesmo com todo o hype que havia se formado pelos vídeos divulgados em convenções de jogos pelo mundo. A razão, de acordo com a Capcom, foi porque esse jogo seguia muito o estilo do primeiro jogo da série, e sendo assim decepcionaria os fãs que esperavam algo novo.
Assim, a equipe de desenvolvimento foi refeita e a produção começou do zero; o que culminou na criação do Resident Evil 2 oficial, lançado em 1998. A equipe da nova versão pegou emprestado várias partes desse protótipo, mas mesmo assim, muitos inimigos, armas e inovações que redefiniriam o gênero survival horror não apareceram na versão final.
Apesar de haver inúmeros pedidos e petições dos fãs da série por uma versão jogável desse jogo, ele permanece até hoje escondido nos porões da Capcom.


FATOS E INFORMAÇÕES


Para começar, em Resident Evil 1.5 os personagens principais são: Leon S. Kennedy (basicamente o mesmo cara da versão final, com a principal diferença sendo que Leon já trabalhava na R.P.D quando a contaminação do vírus ocorreu) e Elza Walker (uma audaciosa jovem motociclista que havia acabado de chegar em Raccoon City), que foi mais tarde substituída por Claire Redfield em Resident Evil 2. A grande diferença está no fato de Elza não possuir conexão alguma com Chris Redfield, portanto uma boa diferença na história da versão final. Uma coisa interessante dos personagens principais de Resident Evil 1.5 era que eles possuiam algumas animações não incluídas em Resident Evil 2.
Os personagens que sobreviveram a transição de Resident Evil 1.5 para Resident Evil 2 foram: Sherry Birkin (controlável no cenário de Elza assim como na versão final do jogo), Anette Birkin, William Birkin (forma humana e monstro), Linda (Ada Wong na versão final), Marvin Branagh (personagem secundário de Leon e controlável ao invés de Ada em Resident Evil 2), Chefe de Polícia Brian Irons (uma boa pessoa comparado ao sinistro Chefe de Polícia do jogo final), John (Robert Kendo em Resident Evil 2 e personagem secundário de Elza). Houve um personagem que nunca apareceu na nova versão, Roy (DJ), um dos oficiais sobreviventes no R.P.D.
No protótipo, havia bem mais inimigos diferenciados que em Resident Evil 2. Havia mais tipos de zumbi e com melhores detalhes (zumbis gordos, zumbis magros, zumbis que correm, zumbis que rastejam, até mesmo zumbis de diferentes etnias e sexos), tanto que parecia que todos eram diferentes uns dos outros, ao contrário dos 5 zumbis padrão da versão final do jogo.
Quanto aos monstros, havia um tipo de monstro híbrido entre aranha e homem que parecia uma versão maior e mais avançadas dos chimeras do Resident Evil original, as aranhas normais com novas formas de ataque não encontrados em Resident Evil 2 como elas poderem pular para fora de tubos de ventilação similar a maneira que as aranhas entram em Resident Evil Code: Veronica. Além disso, temos o grande monstro gorilla que apareciam em duas versões: o grande chefão gorilla e os pequenos bebês gorillas. Também há o monstro crocodilo gigante que apareceu em Resident Evil 2, mas que em Resident evil 1.5 vinha em duas versões, havendo os pequenos bebês crocodilos. William Birkin , quando mutado, também parecia um tanto diferente que sua aparência na versão final do jogo.
Exisitam muitas armas nesse protótipo que infelizmente não entraram na versão final do jogo, sendo o melhor exemplo as granadas e as diferentes armas automáticas. Em Resident Evil 1.5, havia diferentes coletes que você podia equipar tanto para que os ataques dos inimigos causassem menos dano (ou ainda para andar pelo fogo, como usando a Fire Suit, o colete resistente a fogo), como para colocar mais munições e itens em seu inventário. Os inimigos podiam rasgar suas roupas para que elas parecessem destruídas quando altamente ferido e você poderia receber um jato de sangue e manchar sua roupa se você matasse um zumbi a uma curta distância. O nível de gore também eram bem maior que em Resident Evil 2, os zumbis virtualmente explodiam numa chuva de sangue e tripas (com partes sendo jogadas quase na própria tela do jogador) quando atingidos pelas armas poderosas de Leon ou Elza.
Uma das maiores diferenças entre 1.5 e 2 são os fundos. Eles são totalmente diferentes, com um aspecto mais moderno que os fundos em Resident Evil 2.
A R.P.D (Raccoon Police Department) em Resident Evil 1.5 parece muito mais com uma delegacia de polícia real que a delegacia-museu de Resident Evil 2. A prisão da R.P.D também parece muito mais com uma prisão de verdade. O fato de que lá na verdade havia zumbis nas celas esticando seus braços tentando te pegar faz deste um dos lugares mais legais do jogo. O protótipo também incluía esgotos, cadeias e laboratórios, no qual o último foi reaproveitado na versão final. Resident Evil 1.5 também parece ter mais cenas exteriores como Resident Evil 3.
Se você viu os vídeos de Resident Evil 1.5, provavelmente ouviu que a música é também um tanto diferente; os clipes sonoros dos vídeos não são muito longos, mas você ainda pode escutar a música original soando realmente sombria. A história de Resident Evil 1.5 era mais complicada, já que incluia mais personagens vivos a história.
O jogo, porém, não tinha o sistema em que a história de um personagem afetaria o do outro. Ao invés, os enredos de Leon e Elza seriam independentes um do outro (assim como os de Chris e Jill no Resident Evil original), com múltiplos finais dependendo da sobrevivência do outro personagem.
Como você pode agora entender, Resident Evil 1.5 é quase um jogo totalmente diferente (caso contrario melhor) do que Resident Evil 2.


HISTORIA


A história de Resident Evil 1.5 é bem diferente daquela lançada na versão oficial. Abaixo, segue o prólogo:
"Nas primeiras horas da manhã de 25 de Julho, dois sobreviventes dos desaparecidos S.T.A.R.S Alpha Team foram trazidos de volta por helicóptero até a segurança de Raccoon City. O casal estava fisicamente exausto, e em estado extremamente agitado. Eles foram imediatamente transferidos para o Hospital da Polícia, e após movidos para o State General Hospital onde eles contaram sua incrível e horrorosa experiência.
Através de seus depoimentos, foi descoberto que a mansão na floresta era, na verdade, uma fachada para uma instalação subterrânea secreta para o desenvolvimento e teste de armas biológicas. Subsequentemente, Umbrella Inc., a dona da propriedade e gigante empresa farmacêutica, foi posta sob intensa investigação. Como resultado disso, um volume enorme e facilmente acusável de evidências foi descoberto detalhando experimentos horrendos em organismos vivos incluindo humanos na mansão.
Por causa do inacreditável escândalo, agora já chamado de o "Incidente Umbrella", um grande número de empregados da empresa foram presos e a companhia foi ordenada a cessar suas atividades imediatamente.
Mas mesmo enquanto este furor aparecia, a segunda explosão de perigo biológico já estava surgindo...
Apenas dois meses após a explosão na floresta, Raccoon City havia se tornado uma cidade dos mortos-vivos.
Tudo começou com a disseminação de uma aparentemente pequena, mas curiosa doença de pele. Apesar de suspeitas sobre a conexão da doença com a explosão na floresta, investigações adequadas não foram levadas para frente. Mesmo enquanto as autoridades vadiavam, a doença de pele se espalhou com velocidade incrível por toda a população. Até que certo dia as pessoas começaram a morrer e pouco depois se levantarem como mortos-vivos. Os zumbis atacaram humanos que posteriormente também retornaram para a não-vida. Seus números swelled explosion em questão de dias. Ninguém conseguia explicar o que havia acontecido, o que estava acontecendo, ou o que estava para acontecer.
O Departamento de Polícia de Raccoon (R.P.D.) está situada no centro morto da cidade. Como em todo o resto da cidade, foi invadida por zumbis. Agora a maioria dos policiais são zumbis, também.
Em um quarto no andar de cima da delegacia estão poucos esfarrapados sobreviventes dos melhores da Polícia de Raccoon. Eles conseguiram até agora barrar as portas contra as mãos e estômagos famintos dos zumbis, mas comida e munição estão acabando, e estes poucos realmente vivos estão muito próximos de se perderem. A cidade inteira está amontoada com os não-vivos, e os mortos deitados em todo lugar estão se levantando novamente. O tempo está acabando - ou será que já acabou?
Um dos policiais sobreviventes, um policial novato chamado Leon, que havia acabado de ser designado para a Polícia de Raccoon City, decide enfrentar a multidão de zumbis para fugir da delegacia, e depois para a liberdade além. Bem enquanto Leon está aperfeiçoando sua coragem, uma jovem mulher arrebenta as portas da delegacia montada em sua motocicleta procurando refúgio com a polícia.
O pesadelo de Leon e Elza acabou de começar..."

  PERSONAGENS 


Leon S. Kennedy: Um policial novato que acabou de ser contratado pela Delegacia de Polícia de Raccoon. Aparenta dividir a dureza calma de um oficial de polícia e a experiência de um novato. Infelizmente para ele, após apenas poucos dias de ter começado sua carreira como encarregado da lei, a população da cidade basicamente morreu na sua frente. Ele possuia dois designs diferentes, mas a Capcom eventualmente decidiu pela aparência que ele possui também na versão final de Resident Evil 2.



Elza Walker: Uma jovem ativa que ama motos. Com esperança de recrutar outros fãs de motos na Universidade de Raccoon City a fim de formar uma equipe de corrida, essa calma, equilibrada e ainda assim agressiva garota deixou sua casa na cidade grande pela quietude extrema de Raccoon City sozinha em sua moto, mas assim que chegou, descobriu que a cidade estava infestada. Seu primeiro erro é procurar refúgio na delegacia de polícia e é um dos personagens que não sobreviveram a transição de Resident Evil 1.5 para Resident Evil 2.




Marvin Branagh: Na versão final de Resident Evil 2, ele é o policial ferido na delegacia. Nessa versão, seu papel era muito maior, agindo como personagem coadjuvante de Leon (como Ada na versão final) na fuga da R.P.D. Ele era controlável em determinadas partes do jogo.
John Kendo: Este é o dono da loja de armas na versão final de Resident Evil 2. Nesta versão, ele vive e serve como personagem coadjuvante de Elza, como Sherry era para Claire na versão final. Kendo, na verdade, é aquele que toma conta de Sherry.




Sherry Birkin: A mesma personagem da versão final do jogo. Tem um papel menor, aparecendo de tempos em tempos. Ela continua como um personagem controlável no jogo, assim como na versão final.








LINDA:  É uma pesquisadora da Umbrella Inc. antes da empresa ser fechada. Não há romance entre Leon assim como ada, e ela na maior parte das vezes só aparece de vez em quando, e desaparece tão rápido quanto apareceu. Nesta versão ela não é um personagem controlável, e um dos personagens que não sobreviveram a transição de Resident Evil 1.5 para Resident Evil 2.







Annette Birkin: Ela não é a mãe de Sherry ou a esposa de William. Ela é originalmente apenas a namorada dele e continua tão louca como sempre. Ela sai por aí procurando Sherry e tentando parar todos de pegarem o G-Vírus.







Brian Irons: O chefe de polícia de Raccoon não desempenha um papel vilanesco como na versão final, ele é originalmente um de policial ferido, encontrado deitado em sua sala na R.P.D.








Roy (DJ): Provavelmente era um dos oficiais sobreviventes do R.P.D, talvez um colega de Leon. Ele usava como uniforme o primeiro design feito para Leon, e um dos personagens que não sobreviveram a transição de Resident Evil 1.5 para Resident Evil 2.






INIMIGOS
Em Resident Evil 1.5, havia uma variedade maior de inimigos, muitos que infelizmente não entraram na versão final do jogo.


ZUMBIS: Havia zumbis como esperado, mas existia mais tipos deles. Havia mais zumbis femininos, zumbis gordos, zumbis mais rápidos e até zumbis altos, e assim por diante. Só em Resident Evil 3 que mais tipos diferenciados de zumbis apareceram.




Gorillas: Estes são demais, eles eram gorillas gigantes, maiores que uma van da SWAT. Fotos do jogo os mostram no estacionamento subterrâneo da R.P.D. Não é certo se eles eram um tipo de chefão do jogo ou se eram espalhados pelo jogo.







Webspinner: Aranhas comuns, como em todos os jogos de Resident Evil.

















Spider Hybrid: Uma aranha que anda como um humano.










MR.x: Ele era o chefão do jogo. Ele ainda vestia o sobretudo, mas também usava uma máscara de gás e tinha uma metralhadora. Vá em frente, imagine X em Resident Evil 2 correndoa trás de você com uma metralhadora.








WILLIAM BIRKIN: Nesta versão, ele parece ter apenas uma forma e continua segurando um cano de metal na mão.



CERBERUS: Cachorros-zumbi normais.


CURIOSIDADES
Antes, quando a Capcom começou a fazer a trama para o Resident Evil 1.5, antes mesmo de começar a produção do jogo, Barry Burton foi planejado para ser o personagem principal. Entretanto, Leon substituiu Barry no final.
Ben Bertolucci, o prisioneiro da versão final, não estaria presente neste jogo. Também não se sabe se outros personagens fariam parte da trama, como Hunk ou o resto da Umbrella Special Forces.
De acordo com relatórios, o local de início do cenário de Elza seria na Raccoon City Women's College (Faculdade de Mulheres de Raccoon City), um local inédito nos jogos da série. Não há muita informação sobre isso.
A arte conceitual do jogo foi divulgada através de vários materiais ligados a série Resident Evil. Partes do jogo também foram mostradas no disco bônus Biohazard: Complete Disc na versão Dual Shock do Biohazard: Director's Cut, no Japão.
Alguns desenhos e mídias do protótipo foram deixados na versão final de Resident Evil 2 na forma de arquivos não usados.
Não haveria muitas mortes na trama.


0 Comentários: