RESIDENT EVIL : CODE VERONICA

Lançado no início do ano 2000 para Dreamcast, Resident Evil CODE: Veronica foi o primeiro passo da série nos consoles de 128 bits. Desde que foi anunciado, o game chamou a atenção por seus gráficos melhores e pelo retorno de uma personagem que já era querida por todos: Claire Redfield. O game acabou ficando conhecido por muitos como “a seqüência direta de Resident Evil 2”.
A história começa três meses depois da destruição de Raccoon City, quando Claire vai até Paris em busca de seu irmão. Ao invadir uma base da Umbrella na cidade, é capturada e levada para uma prisão na Ilha Rockfort, também pertencente à empresa. O pesadelo começa mais uma vez, quando um ataque à ilha libera o vírus e transforma todos os seus habitantes em zumbis. Em meio ao terror, Claire pede ajuda a seu irmão, que tenta resgatá-la seguindo seus passos pela ilha.
Mal sabiam eles que o medo estava presente não somente na forma das aberrações que agora tomaram o local, mas também na forma de Alfred e Alexia Ashford, descendentes dos fundadores da Umbrella e responsáveis pela administração da Ilha Rockfort. O que eles também não sabem é que um inimigo muito mais perigoso também está à solta, atrás das cabeças de Chris e Claire.
Cerca de um ano depois, o Dreamcast voltou a receber uma versão do game. Resident Evil CODE: Veronica Complete era a versão definitiva do jogo e contava com cenas adicionais e um final estendido. Esta edição mais tarde ficaria conhecida como Resident Evil CODE: Veronica X, lançada para Playstation 2 e GameCube.

    

PERSONAGENS 
Claire Redfield
Três meses após o desastre em Raccoon City, Claire Redfield invade um prédio da Umbrella na França, onde é capturada e levada para a Ilha Rockfort. Lá, ela se vê mais uma vez envolta em um pesadelo e não medirá esforços até encontrar seu irmão, Chris Redfield.

Chris Redfield
Respondendo ao chamado de sua irmã, Chris vai até a Ilha Rockfort para salvá-la. Chris é um ex-integrante dos S.T.A.R.S., cujo único objetivo é dar um fim às atividades ilegais da Umbrella. Mal sabe ele que um antigo inimigo o aguarda na Ilha Rockfort.

Steve Burnside
Um dos prisioneiros da Ilha Rockfort, Steve tem somente 17 anos e teve sua família destruída pela Umbrella Corporation. Assim como Claire, ele escapou em meio ao caos instaurado após o ataque e une forças com a jovem para sobreviver àquele pesadelo.

Alfred Ashford
Descendente direto de um dos criadores da Umbrella, Alfred tem sérios problemas psicológicos, causados principalmente por um amor extremo à sua irmã, Alexia. Acredita que Claire foi a responsável pelo ataque à base, responsabilidade sua desde a morte de seu pai, Alexander.

Alexia Ashford
A irmã de Alfred possui uma inteligência fora do normal. Promovida a pesquisadora com somente 10 anos, é a líder do projeto de desenvolvimento do T-Veronica, um novo vírus baseado em formigas vermelhas. Sua devoção ao projeto, entretanto, atingiu níveis extremos.

Rodrigo Juan Javal
Responsável pela prisão de Claire Redfield, é um dos oficiais de segurança da Umbrella. Após o ataque e vazamento do vírus, liberta a garota e, ferido, decide ficar para trás e aguardar a morte.

Albert Wesker
O traidor dos S.T.A.R.S., que todos acreditavam estar morto, vai até a Ilha Rockfort em busca do vírus T-Veronica. Wesker também está por trás do ataque à ilha e conseqüente liberação do vírus. Inescrupuloso e frio, possui agora um poder que ultrapassa as capacidades de qualquer ser humano normal.

INIMIGOS 
Zumbis
Inimigos básicos da série. São lentos e por isso não apresentam grande perigo. Neste jogo, as únicas mudanças são a adições de alguns zumbis mais rápidos e outros com explosivos amarrados ao corpo. Use a Handgun para matá-los; caso queira economizar munição, dê facadas em seus joelhos e esfaqueie também quando eles estiverem caídos.

Cerberus
Velhos conhecidos que, nesse episódio, aparecem pouquíssimas vezes. Rápidos e geralmente acompanhados, podem trazer dor de cabeça. A Handgun é uma maneira rápida e prática de acabar com eles. Caso confie em suas habilidades, a faca torna-se muito útil contra os mesmos.

Morcegos
“Primeira vez que aparecem na série. Não causam problemas enquanto você estiver andando com o isqueiro equipado. Na falta dele, um só tiro de Handgun basta para cada morcego e isso irá lhe poupar de muito incômodo.

Bandersnatch
Também estreantes na saga, são protótipos falhos de Tyrants. São monstros de coloração amarela com apenas um braço desenvolvido; bem desenvolvido, diga-se de passagem. Utilizam o braço elástico para locomoverem-se rapidamente pelo cenário e para atacar a longa distância. Para matá-los, recomenda-se a Grenade Launcher carregada com Flame Rounds ou Flechas Explosivas, caso não se importe em gastá-las, já que são um tanto escassas.

Gulp Worm
Aparece no pátio do complexo militar. Esse verme gigante não causará problemas desde que você passe rápido e não corra em linha reta pelo local. Quando enfrentá-lo com Chris, fique sempre em movimento, fazendo zigue-zague. Use a M-100P ou o Assault Rifle para eliminá-lo.

Hunter II
Como sempre, são rápidos e prontos para arrancar a sua cabeça. Os Hunters do jogo possuem uma estatura um tanto baixa, o que irá dificultar o acerto de tiros à longa distância. Para matá-los, use a Shotgun e, após acertar o primeiro tiro, acerte-os enquanto estiverem caídos para poupar trabalho.

Sweeper
Iguais aos Hunters, porém, com a adição de poderem te envenenar, o que é extremamente perigoso caso você esteja sem ervas azuis e longe de quaisquer baús.

Aranhas
Inofensivas, desde que você consiga esquivar-se delas. São capazes de andar pelas paredes e de atirar longos jatos de veneno, que podem trazer problemas caso você esteja longe de uma erva azul. Quando em corredores estreitos, liqüide-as com a ajuda da Shotgun ou da Grenade Launcher.

Mariposa
Além de lançar um pó nocivo, põe ovos nas costas de seu personagem que, por sua vez, quando eclodem liberam larvas que te envenenam. Você não irá se arrepender de gastar um tiro de Handgun em cada mariposa cada vez que for passar pelo local que elas habitam.

Albinoid
Infestam a sala de bio-experimento em determinada parte do game. Apenas saia da sala rapidamente, pois não há motivo para gastar munição com a versão menor deste monstro. Também não é necessário matar o Albinoid em versão adulta, que aparece mais tarde no jogo. Apenas pegue o item no local em que ele está e saia rapidamente.

Mass Produced Tyrant (T-078)
No primeiro encontro, um único golpe dele é o suficiente para te matar, portanto não tente passar por ele. Utilize a Grenade Launcher com munição Ácida ou B.O.W. Gas. Atire nele até que se ajoelhe; espere ele se levantar e atire novamente. Repita esse processo até ele morrer. O segundo encontro com a criatura é uma das batalhas mais problemáticas do jogo pelo fato de que muitos jogadores chegam nessa parte com pouca munição. Equipe-se com seu melhor arsenal, o que inclui Flechas Explosivas e a Grenade Launcher. Atire e corra quando ele se aproximar, tomando cuidado para não ser jogado para fora do avião.

Nosferatu
Pai de Alexia e Alfred, infectado pelo vírus T-Veronica. Possui ataques de longa distância, como um gás venenoso. Também pode te derrubar da torre, por isso tome cuidado pra não ficar muito perto dele. Em posse do Sniper Rifle de Alfred, use a mira telescópica para acertar o ‘coração’ do monstro. O número de balas na arma é suficiente para acabar com ele. Caso fique sem tiros no rifle, finalize-o com Flechas Explosivas ou com o Assault Rifle.

Steve Burnside
Steve vira cobaia de Alexia Ashford e seu corpo era incapaz de coexistir com o T-Veronica, fato que faz com que Steve transforme-se em um monstro. Nessa forma, o rapaz tem a pele esverdeada, quase como a de um réptil. Devido aos efeitos do vírus, ele perde a noção de quem é e passa a atacar o que encontrar pela frente. Não é possível derrotá-lo e não pense em revidar golpes. Simplesmente corra em direção a saída e tente desviar do grande machado. Não esqueça de garantir ervas em seu inventário, pois ser golpeado é quase inevitável.

Alexia: 1
O vírus T-Veronica, após quinze anos se adaptando ao organismo de Alexia, começa a agir mais rapidamente fazendo com que sua aparência mude completamente. Alexia é lenta e seus ataques são facilmente desviáveis; contudo, o propósito de seus ataques de longa distancia não são apenas te ferir, mas sim te encurralar. Evite ficar perto a qualquer custo, já que ela pode lhe matar com apenas um ataque. Utilize alguma arma de longo alcance para acabar com ela como as SubMachine Guns, M-100P, Assault Rifle ou Flechas Explosivas.




      
Alexia: 2
Em sua segunda forma, Alexia se junta ao formigueiro gigante, tornando-se um grande monstro. Comece atirando com a Magnum e, quando a munição acabar, use outras armas com bom poder de fogo, como Flechas Explosivas, Grenade Launcher ou até mesmo a Shotgun, já que você está praticamente ao lado dela. Fique atento à sua energia, já que os parasitas não irão parar de te atacar por nenhum instante. Tente ficar longe dos tentáculos de Alexia também. Apenas atire até ver a cena de sua destruição.

Alexia: 3
Em seu último estágio, Alexia assume a forma de uma espécie de libélula, ganhando a vantagem de voar e ser muito veloz. Pegue a Linear Launcher, equipe-a imediatamente e basta um tiro para destruí-la. Caso você erre, desvie de seus jatos de ácido e tente acertá-la novamente.

ARMAS 
Combat Knife
Descrição: Esta arma é a primeira escolha para um sobrevivente veterano.
Alcance: mínimo.
Poder: muito baixo.
Observações:
  •  Neste jogo, a faca é uma arma um pouco mais eficiente, mas é necessário saber usá-la muito bem;
  • Você pode se abaixar e esfaquear os zumbis na altura dos joelhos. Quando eles caírem, golpeie-os enquanto estiverem no chão.
M93R
Descrição: Pistola italiana que usa 15 projéteis de 9mm.
Alcance: alto.
Poder: médio/baixo.
Observações:
  • Handgun italiana usada por Claire, arma básica para carregar consigo;
  • Quando modificada com as M93R Parts ganha a habilidade de atirar três projéteis consecutivamente, o que é ótimo em situações com muitos inimigos, além de aumentar a capacidade de 15 para 20 balas.
Glock 17
Descrição: Grande pistola que usa 18 projéteis de 9mm.
Alcance: alto.
Poder: médio-baixo.
Observações:
  •  Handgun básica de Chris, que pode ser modificada ganhando maior poder de fogo;
  •  Como a M93R de Claire, deve ser usada apenas para inimigos mais fracos como zumbis, cerberus, entre outros.
Gold Lugers
Descrição: A coronha é muito bem decorada. Utiliza Luger rounds calibre 30.
Alcance: alto.
Poder: médio-alto.
Observações:
  •  São as melhores pistolas do jogo e são usadas apenas por Steve no Battle Game;
  •  Claire só as obtém quando já estão sem munição e figuram como um simples item.
SubMachine Guns
Descrição: Submetralhadoras de calibre 38. Utiliza projéteis .380.
Alcance: alto.
Poder: médio-alto.
Observações:
  •  São rápidas e possuem um bom alcance, porém pecam na força.
  •  É o tipo de arma que pode ser usada em qualquer situação contra qualquer monstro.
Crossbow
Descrição: Poderosa besta usada principalmente para caça.
Alcance: alto.
Poder: baixo.
Observações:
  •  A munição, que é abundante no jogo, possui dois tipos: flechas comuns ou explosivas, estas com alto poder de fogo.
  •  Possui uma ótima velocidade de disparo; contudo, as flechas comuns causam pouco dano.
  •  Uma de suas melhores características é poder armazenar todo o seu estoque de flechas em apenas um slot, proporcionando economia de espaço no inventário.
  •  Prefira economizar as flechas explosivas para usar contra chefes como o Nosferatu, por exemplo.
AK47
Descrição: Metralhadora AK47. Utiliza projéteis de 7,62mm.
Alcance: alto.
Poder: alto.
Observações:
  •  Ótima arma para ser usada em chefes;
  •  Possui alta velocidade de disparo, somada a um bom poder de tiros, além de ser bastante econômica;
  •  É a única arma com munição contada em porcentagem que possui munição extra;
  •  Pode ser uma boa opção contra Hunters.
Grenade Launcher 
Descrição: Utiliza projéteis de 40mm.
Alcance: médio-baixo.
Poder: alto.
Observações:
  •  Lança-granadas com grande variedade de munições: ácida (ácido sulfúrico), inflamável (gel Napalm), B.O.W. gás (gás anti-B.O.W.) e a clássica munição explosiva.
  •  Uma arma forte, porém com uma velocidade de disparo medíocre.
  •  Efetiva contra monstros médios, como Bandersnatches, Hunters, Spiders e até mesmo chefes.
Shotgun
Descrição: Escopeta de combate desenvolvida para uso militar. Utiliza cápsulas com projéteis de 12mm.
Alcance: médio.
Poder: alto.
Observações:
  •  Ótima pedida contra Hunters, Spiders e até mesmo zumbis quando a munição estiver sobrando, mas evite usá-la contra Bandersnatches;
  •  Prefira utilizá-la principalmente contra inimigos em grupos.
Magnum
Descrição: Uma arma americana. Utiliza projéteis Magnum 357.
Alcance: alto.
Poder: muito alto.
Observações:
  •  Umas das melhores armas do jogo em relação a poder de fogo e velocidade de disparo;
  •  Pode matar grande parte dos inimigos com apenas um tiro.
  •  Sua munição é bastante escassa, prefira economizar e usar somente contra chefes.
M-100P
Descrição: Pistola semi-automática com um barril especial de grande tamanho.
Alcance: médio-alto.
Poder: médio.
Observações:
  •  Possibilitam disparos rápidos e precisos sem grande recuo;
  •  Ótima arma para quaisquer situações, o único revés, talvez, seja o fato de não possuir munição reserva.
Sniper Rifle
Descrição: Rifle americano. Você pode focalizar um inimigo distante com a sua mira.
Alcance: alto.
Poder: alto.
Observações:
  •  Rifle com mira telescópica pertencente a Alfred Ashford;
  •  Carrega apenas seis tiros e deve ser usado na batalha contra Nosferatu.
Linear Launcher
Descrição: Linear Launcher anti-B.O.W. Arma avançada desenvolvida para lidar com B.O.Ws.
Alcance: alto.
Poder: muito alto.
Observações:
  •  Arma extremamente forte usada apenas contra a última forma de Alexia;
  •  Apresenta uma mira de precisão muito eficiente;
  •  Possui munição ilimitada, porém exige certo tempo de recarga entre um tiro e outro.
Rocket Launcher
Descrição: Arma extremamente poderosa.
Alance: alto.
Poder: muito alto.
Observações:
  •  Poderosa arma que somente é obtida após se terminar o game em menos de 3:30h;
  •  É capaz de matar a grande maioria dos inimigos do game com apenas um tiro.
Battle Game
No Battle Game, seu objetivo é passar por uma série de salas, matando todos os inimigos antes de seguir para a seguinte. Ao final, os jogadores recebem um ranking, baseado no tempo que levaram para completar o estágio. Quanto menor o tempo, melhor o ranking. Nos cenários é possível encontrar itens de cura e, muitas vezes, novas armas.


PERSONAGENS

 Neste modo, você pode jogar com cinco personagens: Claire (em duas versões), Chris, Steve e Wesker, sendo que os dois últimos devem ser habilitados. Cada um possui suas armas e chefes finais específicos e todos, com exceção de Wesker que carrega somente uma faca, possuem munição infinita.

Claire Redfield (Roupa normal)

Itens: Bow Gun infinita com munição explosiva, Handgun, munição de handgun infinita, faca, quatro mixed herbs (verde + azul + vermelha)
Chefe final: Nosferatu
Tempo limite: 6m
As armas de Claire dão conta do recado, então, uma passagem pelo cassino não é necessária, sendo que as armas presentes lá são as Sub Machine Guns. Com ela, use somente a Bow Gun, capaz de matar os zumbis com apenas um tiro e facilmente usada de longe. A arma também é muito efetiva contra o Nosferatu. Sempre mantenha distância dos inimigos e contra os Hunters, atire para baixo quando eles se aproximarem.

Claire Redfield (Roupa alternativa)

Itens: Grenade Launcher, Flame, Acid e Explosive rounds (todas infinitas), Assault Rifle, faca, uma mixed herb (verde + azul + vermlha)
Chefe final: Tyrant
Tempo limite: 6m30
Jogar com este personagem depende de sua preferência em relação às munições de Grenade Launcher. O ideal é que você mantenha distância utilizando as Flame Rounds, já que Claire tem que recarregar a arma a cada disparo. A utilização de munição explosiva é muito mais efetiva a curtas distâncias e os tiros são capazes de derrubar mais de um zumbi por vez, desde que sejam colocados no lugar certo.
Se estiver com tempo, passe pelo cassino e tente a sorte na máquina de caça-níqueis. Você pode obter munição BOW para utilizar na batalha final com o Tyrant. Caso não a consiga, utilize a Assault Rifle contra o chefe final e fique longe dele, é bem provável que ele te derrube da plataforma com apenas um golpe.

Chris Redfield

Itens: Magnum infinita, Shotgun, munição infinita de Shotgun, Faca, duas mixed herbs (verde + vermelha + azul)
Chefe final: Alexia formas 2 e 3
Tempo limite: 6m30
Chris é o personagem que tem a melhor arma desde o início, tornando uma ida ao cassino totalmente desnecessária. A maioria dos inimigos morrerá com apenas um tiro de Magnum, e esta deve ser a sua escolha durante todo o estágio. Contra a primeira forma de Alexia, atire sem parar, mantendo-se no canto esquerdo onde ela não pode te atingir com os tentáculos. Para a segunda forma, aproxime-se, atire três vezes e corra para fugir do ácido que ela tira, voltando a atirar de perto. Utilize o botão L para acertar a mira, já que ela se movimenta muito rápido e pode desviar de seus tiros.

Steve Burnside

Itens: Gold Lugers infinitas, Submachine Guns infinitas, Faca, 2 mixed herbs 9verde + azul + vermelha)
Chefe final: Gulp Worm
Tempo limite: 10m
As Gold Lugers são capazes de matar zumbis com apenas um tiro, mas sua utilização requer um pouco de habilidade. Se aproxime dos monstros, mire para cima e atire ao mesmo tempo. Contra Hunters e Bandersnatchers, utilize as metralhadoras. Com Steve, a passagem pelo cassino é totalmente desnecessária, já que a arma presente no caça-níqueis (M100P infinitas) é pior do que as presentes no inventário do personagem. Contra o chefe final, não há segredo. Corra sem parar e atire sempre que ele sair do chão.

Albert Wesker

Itens: Faca, três miixed herbs (verde + azul + vermelha)
Chefe final: Alexia forma 1
Tempo limite: 30m
A melhor estratégia para utilizar a faca é acertar as pernas dos zumbis. Isso fará com que eles caiam em cerca de dois ataques, e você pode continuar esfaqueando-os enquanto estiverem no chão. Contra Banders, ataque rapidamente pelo braço esquerdo e contra os Hunters, prepare-se para tomar algum dano enquanto esfaqueia sem parar para baixo.
Wesker é o único personagem que exige uma ida ao cassino. Lá, você poderá encontrar uma Magnum com 6 tiros, um a mais que o suficiente para matar Alexia no final do estágio. Caso você obtenha o DIJ’S Diary no caça-níqueis, o ideal é que comece o estágio novamente, já que matá-la com a faca é muito difícil. Se decidir tentar, ataque-a pelas costas e tome muito cuidado, pois ela é capaz de te matar com apenas um ataque.

Dicas Gerais

- Não ultrapasse o limite de tempo ou você não conseguirá rank A.
- Tente não pegar os itens de cura do cenário, eles diminuem o seu ranking. Use somente aqueles que já estão presentes no inventário do personagem. Mantenha-se sempre em Fine. Wesker é o único personagem livre desta condição, por ter somente a faca como arma.
- Confie na mira automática. Sempre que entrar em uma nova sala, entre mirando e atire mesmo sem ver o inimigo. Utilize o botão L para localizar seus inimigos antes mesmo deles aparecerem na tela.
- Sempre atire nos barris explosivos de longe, mesmo quando não existirem monstros perto deles. Os personagens, por algum motivo, sempre apontam para eles e não para os inimigos. Com munição infinita, você conseguirá facilmente matar os zumbis e perderá mais tempo se ficar esperando as criaturas se aproximarem dos barris.
- Não é necessário passar pelo cassino (porta marrom na sala 12), a não ser que você esteja com tempo de sobra, queira ler o DIJ’s Diary ou esteja jogando com Wesker. Somente ele e Claire com roupa alternativa podem encontrar um itens realmente úteis no caça-níqueis.

Relação das salas

As salas por onde o jogador passará são sempre as mesmas, contendo a mesma quantidade de inimigos e itens. A exceção é o cassino, onde cada personagem tem armas diferentes, que podem aparecer no caça-níqueis.

 Sala 1: 4 zumbis.
 Sala 2: 6 zumbis, uma erva verde e um barril explosivo logo em frente à porta.
 Sala 3: 3 Bandersnatchers e um First Aid Spray
Sala 4: 5 zumbis (sendo um deles explosivo)
 Sala 5: 6 zumbis
 Sala 6: 2 Hunters
-Sala 7: 2 Hunters, 2 ervas (verde e azul)
- Sala 8: 4 zumbis, 1 barril explosivo
- Sala 9: 6 zumbis
- Sala 10: 6 zumbis
- Sala 11: 5 zumbis
- Sala 12: 4 zumbis, 1 First Aid Spray e um barril explosivo.
- Sala 13 (cassino): 2 ervas verdes e um item especial.
- Sala 14: 2 hunters
- Sala 15: 7 zumbis
- Sala 16: 4 zumbis e 4 barris
- Sala 17: 5 zumbis (um explosivo)
- Sala 18: 3 Bandersnatchers e 1 First Aid Spray
- Sala 19: Chefe Final

Easter Eggs

Todos os personagens, com exceção de Claire com a roupa original, têm uma espécie de reação especial aos elementos dos cenários neste Battle Game. Elas são ativadas ao checar determinados objetos após matar todos os inimigos da sala.

Chris: Na sala com os armários, após matar os Hunters, volte e cheque o espelho. Na sala de esterilização, cheque a estátua do tigre.

Claire (roupa alternativa): Após matar os zumbis no corredor congelado, volte em direção à porta por onde veio.

Steve: Após matar os Hunters, cheque a máquina de refrigerantes na sala com os armários.

Wesker: No necrotério, cheque o modelo do corpo humano na salinha à esquerda.

TRAILER
IMAGENS 




Fontes : Revil , Wiki 
Imagens : Resident Evil The Movies 

0 Comentários: